O Arte Fora do Museu, selecionado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2010, foi lançado em 2011, em São Paulo, a partir do mapeamento das obras de arte que estão no espaço público da cidade. Realizado por Felipe Lavignatti e Andre Deak, o alcance da marca chegou, apenas em 2012, a um público de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo exposição espontânea em diversos canais de TV, jornais e revistas.
Além do site, essa iniciativa para valorização da arte pública transformou-se numa narrativa transmidiática: virou aplicativo para celular, exposição itinerante (Bienal de Arquitetura, Vivo Art.Mov, Sesc), oficinas de produção multimídia e de mapeamentos (universidades, Sesc, escolas), vídeos distribuídos na web e em canais de tv online (Netmovies), além de projetos para guias impressos, séries de TV, documentários.
Prêmios e seleções
Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet (2010)
NONABIA – Bienal de Arquitetura (2011)
VivoArte.Mov (2011)
Venceu o edital Cartografias Colaborativas, do Ministério da Cultura (2012)
Curadoria para o Google Street Art Project (2013)
Curadoria e exposição em metrôs para o Cultura Inglesa Festival (2013)
Convite para o X Media Lab Transmedia (Suíça, Lausanne, 2013)
TEDxMauá (2013)
Prêmio de primeiro lugar no Web’s Got Talent da W3C (2013)
BAIXE O ARTE FORA DO MUSEU
Faça download do template e use como quiser: GitHub Arte Fora do Museu
Caso tenha interesse em desenvolver mapas colaborativos, ou em parcerias com o Arte Fora do Museu, entre em contato: arteforadomuseu@gmail.com